Marque uma consulta no Centro de Saúde da sua área de residência da pessoa e aconselhe-se junto do seu médico. Este profissional que acompanha o seu estado geral de saúde tem, também, um papel fundamental na identificação dos primeiros sintomas e encaminhamento para uma consulta de especialidade. Na consulta de especialidade poderá obter um diagnóstico formal, acompanhar a evolução da doença e esclarecer as suas dúvidas.
Pode recorrer à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados através do Centro de Saúde da sua área de residência ou se o familiar/pessoa próxima estiver internado/a o serviço onde está ou a Equipa de Gestão de Altas do hospital. A RNCCI presta cuidados de saúde e de apoio social de forma continuada e integrada a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência, na sequência de episódio de doença aguda ou necessidade de prevenção de agravamentos de doença crónica.
Sempre que necessitar de apoio em casa para a realização de atividades diárias, procure informações sobre as instituições existentes na sua Junta de Freguesia ou Centro de Saúde. Pode encontrar ao seu dispor os serviços de apoio domiciliário, os centros de dia, os centros de atividades ocupacionais.
Verifique junto do serviço de Segurança Social da sua área de residência se pode beneficiar de algum complemento mensal para pessoas com carência económica e/ou determinado grau de dependência, nomeadamente:
- Complemento solidário para idosos;
- Complemento de dependência;
- Subsídio por assistência de 3ª pessoa;
- Bonificação do abono de família para crianças e jovens deficiência.
Informe-se junto do serviço de ação social do seu Município, na sua Junta de Freguesia ou no seu Centro de Saúde se pode beneficiar de outros apoios, entre os quais:
Aquisição ou aluguer de ajudas técnicas (camas articuladas, cadeiras de rodas, entre outros…);
Aquisição de material de incontinência e medicação;
Se for beneficiário de algum subsistema de saúde (ADSE, ADM, PSP/SAP, SAMS, entre outros…) informe-se junto dos serviços se tem direito a algum tipo de comparticipação.
Atenção: Para beneficiar de alguns destes apoios ou usufruir de benefícios fiscais deverá requerer o Atestado de Incapacidade Multiusos no serviço de Saúde Pública do seu Centro de Saúde.
O regime de apoio ao cuidador informal estabelece um conjunto de apoios ao cuidador informal, que vão desde o acesso à informação e formação, ao apoio psicológico, ao apoio na adaptação das habitações ou ao apoio financeiro, entre outros. Garante, ainda, através de uma estreita articulação entre os serviços públicos, nomeadamente, das áreas da solidariedade social e da saúde, um plano de cuidados adequado às necessidades quer da pessoa cuidada, quer do cuidador informal.
A quem se destina?
Destina-se a todas as pessoas que prestam cuidados a pessoa com dependência, no domicílio, sem auferir retribuição pecuniária.
Como requerer?
O pedido de reconhecimento do cuidador informal poderá ser submetido através da plataforma, https://apoioaocuidador.azores.gov.pt/, ou poderá ser solicitado pessoalmente no Gabinete Local de Apoio ao Cuidador Informal, a funcionar na Unidade/Centro de Saúde do seu concelho de residência. Deve ser acompanhado dos seguintes elementos:
- Identificação do cuidador informal;
- Identificação da pessoa cuidada;
- Documento comprovativo do nível de dependência da pessoa cuidada (comprovativo de beneficiário do Complemento de Dependência de 1.º ou 2.º Grau, ou de subsídio por assistência de terceira pessoa, ou informação clínica que identifique as necessidades de apoio da pessoa cuidada);
- Outros documentos considerados relevantes pela equipa responsável para a instrução e análise do requerimento.
- Informação e formação
- Apoio Psicossocial e Psicológico
- Apoio na prestação de cuidados
- Sistema de folgas
- Período de descanso anual
- Apoio para a intervenção habitacional
- Integrar grupos de autoajuda
- Atendimento prioritário nos serviços públicos regionais
- Plano de cuidados
- Cartão de identificação
- Apoio Financeiro
- Respeitar a dignidade, a liberdade, a autodeterminação e a privacidade da pessoa cuidada;
- Cuidar da pessoa cuidada em local seguro e de forma adequada;
- Estimular a autonomia da pessoa cuidada, ajudando-a, quando necessário, na proporção das suas necessidades e promovendo, ao máximo, a sua participação;
- Prestar os cuidados de acordo com as orientações dos profissionais dos serviços públicos locais da área da saúde e da ação social;
- Comunicar aos serviços públicos locais de saúde e de ação social todas as alterações verificadas no estado de saúde da pessoa cuidada e outras situações relacionadas com a dinâmica de cuidados domiciliários;
- Administrar a terapêutica médica respeitando as doses prescritas e os intervalos das tomas definidos;
- Adaptar o ambiente de forma a promover as condições necessárias à mobilização do remanescente de autonomia da pessoa cuidada e a prevenir acidentes;
- Estimular a manutenção de uma atividade ou ocupação ajustadas à situação da pessoa cuidada;
- Favorecer o contacto social da pessoa cuidada com outros familiares ou pessoas significativas.
- Sócios presentes
- Voluntários
- Cuidadores
- Direção Geral
- Equipa Técnica
- Equipa de Intervenção
- Área Administrativa
Defender os interesses dos cuidadores informais Açorianos, apoiar, valorizar e proteger quem tem a missão de cuidar de outro(s).
Através do e-mail associacaoderas@gmail.com e do número de telemóvel 911 813 888. Contacte-nos. Nós podemos ajudar!